sábado, 30 de janeiro de 2016

COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - ATIVIDADE TEMÁTICA JANEIRO 2016


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é unidade pública da Política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados e, em Varginha, encontra-se vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD).

Em 15 de janeiro de 2016, sexta-feira, sua equipe foi convidada para a apresentar o trabalho, em especial àquele voltado ao Combate à Violência contra Mulher, na Empresa Action Tecnology que realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A atividade se justifica visto que 90% dos trabalhadores da empresa são mulheres.

A ação consistiu na distribuição de materiais gráficos à 164 funcionários da referida empresa com informações a respeito dos órgãos de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como, da Lei “Maria da Penha”. Também foi realizada uma encenação por um grupo de mulheres (Janaína, Marilaine e Gabriela) que compõe o Movimento Social “'Levante Popular da Juventude” de Varginha, onde se contou uma história de violência.

De acordo a Coordenadora do CREAS, Viviane Capitani Ferreira, “A violência contra a mulher é um problema social que atinge todas as classes sociais. É uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais e, assim, não pode ser ignorada ou disfarçada. Precisa ser denunciada por toda a sociedade”.

Segundo a equipe organizadora do SIPAT, Sra. Waldinelly Jéssica de Rezende, Sr. Tiago Domingos e Sra. Claudia Almeida da Silva, “O impacto foi muito positivo na empresa e nos ajudou a mostrar a realidade obscura que muitos de nós não vemos, mas que alguns presenciam em silêncio, no cotidiano de suas vidas. Essa campanha ajudou a esclarecer (...) o que é a violência doméstica e a ajudarmos a população a reagir perante uma situação tão monstruosa que em pleno Séc. XXI ainda vivenciamos (...)””.


A equipe do CREAS agradece imensamente ao Levante Popular da Juventude e à Coordenação da Vigilância Socioassistencial do Município por todo apoio destinado à realização desta importante atividade temática.
Da direita para esquerda: Thais Mendes Pereira (Coordenadora da Vigilância Socioassistencial), Viviane Capitani Ferreira (Coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade), Gabriela, Marilaine e Janaína (Membros do Movimento Social Levante Popular da Juventude).

Nenhum comentário:

Postar um comentário